quinta-feira, 20 de agosto de 2015

WORLD GRAND 2016: Brasil conhece adversários e será uma das sedes

Brasil conhece adversários e será uma das sedes do Grand Prix 2016
Reunião desta quarta-feira na FIVB

Após reunião realizada em Lausanne, na Suíça, nesta quarta-feira (19.08), a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou os grupos e o calendário da edição 2016 do Grand Prix. O Brasil será sede de uma das etapas, a primeira do ano, entre os dias 10 e 12 de junho, quando receberá Sérvia, Japão e Itália. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), representada na reunião pelo CEO, Ricardo Trade, tem até o dia 31 de outubro de 2015 para confirmar a cidade.

A competição, que servirá como preparação final para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, será disputada em um período de seis semanas, de três de junho até o dia 10 de julho. O número de participantes continua o mesmo da edição anterior, com 28 seleções. O grupo um terá a participação de 12 equipes, enquanto os grupos dois e três terão oito equipes, cada. 

O Brasil, maior vencedor da competição com 10 títulos, está no grupo um ao lado dos Estados Unidos, Rússia, China, Itália, Japão, Alemanha, Sérvia, Tailândia, Bélgica, Turquia e Holanda, vencedora do grupo dois, em 2015.

De 10 a 26 de junho, as 12 seleções do grupo um disputarão a fase classificatória. A cada semana, serão formados três grupos com quatro seleções em cada, definidas em sorteio. Ao fim da fase de classificação, as cinco equipes mais bem classificadas avançarão à fase final, que contará ainda com o país sede. 

Depois de ser sede da primeira fase do Grand Prix, o Brasil partirá para o exterior onde enfrentará outros adversários. Na segunda semana, de 17 a 19 de junho, a equipe comandada pelo treinador José Roberto Guimarães seguirá para China, onde enfrentará as donas da casa, Sérvia e Bélgica. Na sequência, entre 24 e 26 de junho, o Brasil jogará na Turquia contra a seleção anfitriã, Itália e Bélgica. Pela programação definida pela FIVB, a fase final será disputada de 6 a 10 de julho, em local ainda a ser definido. 

O treinador José Roberto Guimarães comentou sobre os grupos da próxima edição do Grand Prix e importância da competição na preparação das brasileiras para os Jogos Olímpicos. 

“Será muito bom jogarmos a primeira etapa no Brasil para já sentirmos o clima que teremos pela frente nos Jogos Olímpicos. Será uma competição forte, como nós gostaríamos que acontecesse para o time ser testado, além da possibilidade de descobrirmos onde precisamos evoluir. Teremos que aproveitar ao máximo o Grand Prix, pois será a única competição antes dos Jogos Olímpicos”, afirmou José Roberto Guimarães. 

O Brasil é o maior vencedor da história do Grand Prix, com 10 títulos conquistados. A competição foi criada em 1993 e faz parte do calendário anual da Federação Internacional de Voleibol. Em 1994, a seleção brasileira conquistou o primeiro título da competição. As outras medalhas de ouro foram garantidas em 1996, 1998, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009, 2013 e 2014.

Fonte/foto: CBV
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...