Brasileiras vibram com ponto contra a Itália
A seleção brasileira terminou a fase classificatória do Grand Prix com 100% de aproveitamento. Foram nove vitórias em nove jogos e apenas dois sets perdidos. Neste sábado (18.07), o Brasil superou a Itália, que contou com o apoio de uma apaixonada torcida, por 3 sets a 0 (25/17, 26/24 e 25/17), em 1h29 de jogo, no Pala Catania, em Catania, na Itália. A partida ficou marcada por uma grande atuação da central Juciely que conseguiu a incrível marca de 10 pontos de bloqueio.
Com o final da etapa de classificação, seis equipes carimbaram o passaporte para a fase final que será disputada de 22 a 26 de julho, em Omaha, nos Estados Unidos. O Brasil ficou na liderança isolada, com 27 pontos. A China aparece em segundo lugar, com 26, os Estados Unidos em terceiro, com 24, a Itália em quarto, com 14, a Rússia em quinto, com a mesma pontuação das italianas, mas com um pior saldo de sets e o Japão em sexto, com 13.
A central Juciely foi o nome da vitória do time verde e amarelo contra a Itália. A atacante terminou a partida como a maior pontuadora, com 18 acertos (oito de ataque e 10 de bloqueio). A ponteira Gabi também pontuou bem para as brasileiras, com 13 pontos.
A central Juciely elogiou a atuação das brasileiras e a postura da equipe no segundo set, quando o time verde e amarelo estava atrás no marcador.
“Essas três vitórias na Itália foram muito importantes para a confiança do grupo. No entanto, sabemos que agora é um novo campeonato e temos que seguir evoluindo. Queremos esse título e vamos lutar por ele nos Estados Unidos. Na partida de hoje, conseguimos contornar um momento difícil do jogo no segundo set quando estávamos atrás do placar e isso é um bom sinal e mostra a força do nosso grupo”, disse Juciely.
A levantadora Dani Lins fez uma análise da participação do Brasil na terceira semana do Grand Prix.
“Foi uma boa semana. Estamos empolgadas e, mesmo classificadas, não baixamos a guarda em nenhum momento. O Paulo Coco pôde colocar todas as jogadoras em quadra e isso foi importante para dar ritmo de jogo para o grupo. Hoje também foi positivo, pois enfrentamos uma torcida contra que é apaixonada por voleibol e conseguimos impor nosso ritmo durante a partida”, analisou Dani Lins.
O treinador Paulo Coco comentou sobre as mudanças na equipe brasileira para essa etapa e o bom desempenho do time verde e amarelo.
“Viemos para essa semana com o intuito de rodar mais o grupo e alcançamos o nosso objetivo. Mesmo com as três trocas (a líbero Sassá, a ponteira Natália e a oposto Monique substituíram, respectivamente, Camila Brait, Fê Garay e Joycinha, que estão disputando os Jogos Pan-Americanos), conseguimos manter um bom ritmo de jogo. Tivemos adversários difíceis como a Rússia e a Itália jogando em casa e fomos capazes de sair de adversidades. Isso nos deixou confiantes para a fase final”, afirmou Paulo Coco.
O JOGO
O Brasil começou melhor no confronto contra a Itália e fez 10/7. Quando o Brasil abriu quatro pontos (12/8), o treinador da Itália, Marco Bonitta, pediu tempo. Mesmo com a paralisação, as brasileiras seguiram melhores e, com uma boa atuação da central Juciely, foram para a segunda parada técnica vencendo por 16/12. O Brasil dominou a parcial até o final e venceu o primeiro set por 25/17.
A Itália voltou melhor para o segundo set e fez 5/2. Numa boa sequência de saques da oposto Monique, o Brasil deixou tudo igual no marcador (5/5). A Itáli foi para o primeiro tempo técnico com um de vantagem (8/7). O set ficou disputado ponto a ponto. Bem no bloqueio, as donas da casa abriram dois (12/10). Quando a Itália fez 14/11, o treinador Paulo Coco pediu tempo. A paralisação fez bem ao Brasil que encostou no marcador (16/15). A Itália voltou a abrir no placar no final da parcial (22/19). Liderados pela central Juciely, a equipe verde e amarelo cresceu de produção, virou o marcador e venceu o set por 26/24, com um bloqueio da meio de rede.
A vitória no segundo set fez bem ao Brasil que fez 8/3 no início da terceira parcial. Com uma boa sequência de saques da ponteira Lucia Bossetti, a Itália encostou no marcador (13/10). A central Juciely alcançou a incrível marca de dez pontos de bloqueios quando o placar estava 17/11 para o time verde e amarelo. O Brasil liderou o marcador até o final e venceu o set por 25/17 e o jogo por 3 sets a 0.
EQUIPES:
BRASIL: Dani Lins, Monique, Natália, Gabi, Juciely e Carol. Líbero – Sassá
Entraram: Roberta, Ivna, Suelle e Mayhara
Técnico – Paulo Coco
ITÁLIA: Orro, Diouf, Lucia Bosetti, Tirozzi, Guggi e Arrighetti. Líbero – Sansonna
Entraram: Sorokaite, Malinov e Enogue
Técnico – Marco Bonitta
Fonte: Divulgação CBV
Foto: Divulgação/FIVB