quinta-feira, 4 de junho de 2015

PAN TORONTO 2015: Definidas as duplas masculina e feminina que irão representar o Brasil no Pan de Toronto 2015

Definidas as duplas masculina e feminina que irão representar o Brasil no Pan de Toronto 2015

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) tem o prazer em anunciar as duas equipes convocadas para a disputa do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Álvaro Filho e Vitor Felipe (PB) e Lili/Carolina Horta (ES/CE) representarão o país na competição, disputada de 13 a 21 de julho às margens do Lago Ontario.

As duplas foram selecionadas após declararem formalmente interesse em disputar os Jogos Pan-Americanos, que ocorrem paralelamente ao Circuito Mundial 2015. Álvaro Filho/Vitor Felipe e Lili/Carol Horta são os times mais bem colocadas no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), entre as duplas que se predispuseram a atuarem no Pan.

"Estou muito feliz, qualquer torneio em que representamos o Brasil é motivo de orgulho. A dedicação aos treinamentos é justamente para isso, para estar presente em Copas do Mundo, Olimpíadas, Pan-Americanos. Somos uma dupla nova, estamos no nosso quinto torneio juntas, mas estamos pegando bagagem no Circuito Mundial para lutar com todas as forças e dar o nosso melhor em Toronto", disse Lili,

"É uma honra muito grande poder representar nosso país. Batalhamos por isso e sabemos da responsabilidade de vestir o manto verde e amarelo. Buscamos uma linha de crescimento ao longo da nossa carreira, trabalhando juntos desde os 16 anos. É um torneio continental, com a presença do Comitê Olímpico Brasileiro, e sabemos do peso que essa competição pode trazer à parceria, já pensando no sonho de qualquer atleta, que é disputar os Jogos Olímpicos", completou Álvaro Filho.

O Brasil é o maior campeão do vôlei de praia em Pan-Americanos. Nas quatro edições em que o esporte esteve presente no cronograma, foram nove medalhas ao todo, sendo cinco delas de ouro, duas de prata e duas de bronze (veja os medalhistas brasileiros no quadro abaixo). Larissa França, com duas medalhas de ouro e uma de bronze, é a atleta com mais conquistas.

Os paraibanos Álvaro Filho e Vitor Felipe, ambos de 24 anos, possuem experiência internacional, apesar da pouca idade. Vice-campeão e eleito melhor jogador do último Campeonato Mundial, em 2013, Álvaro Filho já disputou 33 etapas internacionais, com dois títulos. Vitor Felipe, por sua vez, já atuou em 40 etapas internacionais, tendo subido ao lugar mais alto do pódio em duas oportunidades.

"Vamos dar nosso sangue pelo país. Pedimos que a torcida esteja conosco em todos os jogos. O vôlei de praia brasileiro é grande, e é isso que vamos mostrar em Toronto. Fico muito contente por ter participado até aqui de todas as fases na carreira de um atleta, começando nos torneios de base, circuitos brasileiros. Não pulamos etapa alguma. Isso conta muito para a experiência, e o Pan-Americano é mais um grande passo na nossa trajetória", destacou Vitor Felipe.

Liliane Maestrini, mais conhecida como Lili, tem 27 anos e já disputou 55 etapas internacionais, tendo sido campeã mundial Sub-21 em 2007, ao lado da carioca Bárbara Seixas. Também ao lado de Bárbara, Lili conquistou a medalha de bronze no último Campeonato Mundial, em 2013. A cearense Carolina Horta, por sua vez, tem 22 anos e foi escolhida por atletas e treinadores a atleta revelação do Circuito Brasileiro 2014/2015.

"Contamos com o incentivo e as boas energias da torcida. Que o país torça muito pela gente, pois vamos fazer o nosso melhor para representar cada brasileiro. A emoção só não é maior que o orgulho em representar o Brasil. Para mim, representa o primeiro passo para a realização dos meus sonhos", destacou a defensora Carolina Horta.

No primeiro Grand Slam do Circuito Mundial 2015, na última semana, em Moscou, Álvaro Filho/Vitor Felipe terminaram na nona colocação. Já Lili e Carol Horta terminaram na quinta posição.

"Estamos construindo atletas para futuras edições dos Jogos Olímpicos. São duplas jovens e que vêm numa crescente, correspondendo dentro de quadra. A honra de representar o país com certeza vai enriquecer a trajetória deles dentro do esporte. Sabemos que toda vez que o Brasil disputa uma competição de vôlei de praia existe a cobrança pelo pódio, a tradição no esporte é muito grande. Não tenho dúvida que os atletas vão entender a responsabilidade deles, assim como a oportunidade em nível de preparação que o Pan-Americano proporciona", disse o gerente de seleções de praia, Franco Neto.

No torneio masculino, o Brasil está no grupo B, ao lado de times do México, Venezuela e Aruba. Já no naipe feminino, o país terá companhia de duplas da Costa Rica, Chile e Nicarágua, também no grupo B. A primeira fase começa no dia 13 e se estende até o dia 16. As oitavas de final serão disputadas no dia 17, quartas de final no dia 18, semifinais no dia 19 e finais e disputas de bronze no dia 21.

BRASIL NOS JOGOS PAN-AMERICANOS:

1999 - Winnipeg (Canadá) 
Adriana Behar/Shelda - ouro 
Lula/Adriano - prata

2003 - Santo Domingo (República Dominicana) 
Luizão/Paulo Emílio - prata 
Ana Richa/Larissa - bronze

2007 - Rio de Janeiro (Brasil)
Ricardo/Emanuel - ouro 
Juliana/Larissa - ouro

2011 - Guadalajara (México)
Alison/Emanuel - ouro 
Juliana/Larissa - ouro

Fonte/foto: CBV
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...