quinta-feira, 21 de maio de 2015

TEMPORADA 2015/16: Meninas do Concilig Vôlei Bauru realizam exames de força e resistência

Meninas do Concilig Vôlei Bauru realizam exames de força e resistência

As atletas do Concilig Vôlei Bauru seguem trabalhando forte durante a preparação para a temporada 2015/16, que se inicia em Julho com a disputa dos Jogos Regionais. A competição servirá de preparação para o Campeonato Paulista da divisão especial.

Mais uma vez, os trabalhos foram voltados para a parte física das jogadoras. Nesta quinta-feira elas realizaram testes de força, potência e resistência em uma clínica da cidade de Bauru. As atividades foram supervisionadas pelo fisioterapeuta da equipe Fábio Rodrigues.

Os testes foram realizados em um equipamento chamado Cibex, um dinamômetro isocinético em que as atletas são colocadas em uma cadeira e realizam exercícios para forçar a musculatura dos membros inferiores. “O objetivo desse exame é analisar se há desiquilíbrio na musculatura das pernas. Se uma está mais forte que a outra. O ideal é que se tenha uma paridade muscular nas duas pernas”, afirma Fábio.

Cada atleta realizou três séries diferentes no equipamento, aumentando a intensidade e velocidade após cada exercício. Os dados coletados são analisados por um sistema, que demonstra se há ou não desiquilíbrio. Essas informações serão utilizadas pela comissão técnica do Concilig Vôlei Bauru para direcionar os treinos de cada jogadora. “O programa nos passa os dados precisos de cada atleta. Se há desiquilíbrio, a comissão técnica será informada para que possa trabalhar essa situação específica. Na verdade, é também um trabalho de prevenção, pois esse tipo de situação pode provocar lesões nas jogadoras”, ressalta Thiago Maia Claro, fisioterapeuta da clínica responsável pelos exames.

Esse foi o quarto dia seguido de trabalhos físicos e médicos que as atletas realizaram nessa primeira semana de treinos do Concilig Vôlei Bauru. E a situação em que as jogadoras retornaram das férias deixou a comissão técnica animada. “Elas voltaram com a forma física muito boa, dá pra ver que se cuidaram durante esses dias. Nós fomos a primeira equipe a retomar os trabalhos, das que vão disputar a Superliga, e isso vai ajudar muito no restante da temporada. Teremos um bom tempo para trabalhar o condicionamento físico da equipe”, destaca Fábio.

RECUPERAÇÃO

A central Ana Paula tem feito um trabalho diferenciado das demais atletas nesse início de preparação. A atleta se recupera de uma cirurgia no ombro direito após sofrer lesão na partida semifinal da Superliga B. “A Ana ainda tem, pelo menos, mais um mês de fisioterapia. Ela está liberada apenas para exercícios passivos, nada que force o ombro. Mais um mês e ela já está treinando normalmente com o grupo” afirma o fisioterapeuta.

AGENDA
Nesta sexta-feira as atletas do Concilig Vôlei Bauru realizam testes físicos na praça esportiva do Departamento de Educação Física da Unesp Bauru, das 8h às 10h.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vôlei Bauru
Foto: Marina Beppu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...