domingo, 5 de outubro de 2014

CAMPEONATO MUNDIAL FEMININO DE VÔLEI 2014: Brasil vence Estados Unidos e termina segunda fase em primeiro no grupo

Brasil vence Estados Unidos e termina segunda fase em primeiro no grupo
 Brasil comemora ponto contra os Estados Unidos

A seleção brasileira feminina de vôlei terminou a segunda fase do Campeonato Mundial invicta e na primeira posição do grupo F. Neste domingo (05.10), o Brasil venceu os Estados Unidos por 3 sets a 0 (25/23, 25/22 e 25/21), no Palaolimpia, em Verona, na Itália. Foi a nona vitória do time verde e amarelo em nove jogos.

O Brasil terminou a segunda fase, com 20 pontos e na liderança do grupo F. Os Estados Unidos ficaram em segundo, com 18, a Rússia em terceiro, com 13, a Sérvia em quarto, com 11, a Turquia em quinto, com 10, a Bugária em sexto, com seis, a Holanda em sétimo, também com seis mas com um pior saldo de sets, e o Cazaquistão em oitavo, sem pontos. Brasileiras, norte-americanas e russas se classificaram para a terceira fase.

Pelo grupo E, as seleções classificadas foram Itália, China e República Dominicana, respectivamente. Um sorteio nesta segunda-feira (06.10) definirá as chaves das equipes que avançaram para a terceira fase.

Na partida contra as norte-americanas, o treinador José Roberto Guimarães colocou em quadra uma equipe diferente em relação às últimas partidas, com a levantadora Fabíola, a oposto Tandara, as ponteiras Natália e Gabi, as centrais Carol e Adenízia e a líbero Camila Brait.

A oposto Tandara foi a maior pontuadora do confronto, com 21 acertos. As ponteiras Gabi e Natália, com 12 e 10 pontos, respectivamente, também se destacaram. Pelo lado dos Estados Unidos, o destaque foi a oposto Fawcett, com 13 acertos.

A levantadora Fabíola comemorou a vitória e oportunidade de começar jogando contra os Estados Unidos.

"Estou muito feliz. As reservas tiveram a oportunidade de jogar e nos apresentamos bem. Os Estados Unidos têm um padrão de jogo muito bom mesmo atuando com um time mesclado. Elas jogam com muita velocidade. Foi uma partida disputada e o grupo está de parabéns pela atuação", disse Fabíola.

A oposto Tandara elogiou a postura do time verde e amarelo durante toda a partida.

"Eu me cobro bastante. Quando o Zé me coloca em quadra, preciso marcar pontos. Hoje, mostramos que temos um time de 14 jogadoras. Todas que entraram em quadra, se doaram, e conseguimos essa vitória. O time se comportou muito bem durante o jogo, afirmou Tandara.

O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise da partida e elogiou a participação das jogadoras que começaram como titulares.

"O mais importante dessa partida foi termos feito todas as jogadoras entrarem em quadra. Foi possível dar rodagem para algumas jovens que fizeram uma grande partida. Fiquei muito feliz como elas se apresentaram. Jogamos para ganhar. Sempre falei que uma equipe não pode ter somente sete jogadoras. Foi um jogo bom de se assistir. Agora, temos que esperar o sorteio em Milão para saber o nosso novo grupo", comentou José Roberto Guimarães.

O JOGO

O Brasil começou melhor e fez 3/1. Numa bola de segunda da levantadora Fabíola, as brasileiras foram para a primeira parada técnica com três de vantagem (8/5). Bem no bloqueio e nos contra-ataques, as norte-americanas viraram o marcador (10/8). Numa boa sequência de saques da levantadora Fabíola, o time verde e amarelo empatou (15/15). O set seguiu equilibrado até o final, mas as brasileiras foram melhores nos pontos decisivos e fecharam o primeiro set por 25/23.

O time verde e amarelo seguiu melhor no início do segundo set e fez 8/5. Quando o Brasil vencia por 10/6, o treinador dos Estados Unidos, Karch Kiraly, pediu tempo. Se aproveitando dos erros das norte-americanas, as brasileiras fizeram 13/7. Com três pontos seguidos, os Estados Unidos encostou (13/10). A ponteira Gabi conseguiu um ace e o Brasil fez 17/13. O time verde e amarelo segurou uma reação dos Estados Unidos no final da parcial e venceu o set por 25/22.

O terceiro set começou equilibrado. Os Estados Unidos foram para o primeiro tempo técnico com dois de vantagem (8/6). Com uma linda largada de segunda da central Carol, o Brasil empatou (9/9). No segundo tempo técnico, o time verde e amarelo tinha um de vantagem (16/15). As brasileiras foram melhores no final da parcial e venceram o terceiro set por 25/21 e o jogo por 3 sets a 0.

EQUIPES

BRASIL – Fabíola, Tandara, Natália, Gabi, Carol e Adenízia. Líbero - Camila Brait
Técnico: José Roberto Guimarães

EUA - Thompson, Fawcett, Robinson, Hildebrand, Dixon e Adams. Líbero - Davis
Entraram: Hill, Larson e Glass
Técnico: Karch Kiraly

Fonte: Vicente Condorelli – CBV
Foto: Divulgação FIVB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...