sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CAMPEONATO MUNDIAL 2014: Brasil vence a Finlândia e está classificado para a próxima fase do Mundial

 Brasil vence a Finlândia e está classificado para a próxima fase do Mundial
Seleção Brasileira comemora mais uma vitória no Campeonato  Mundial

O jogo prometia equilíbrio mesmo antes do início. Líder e vice-líder do Grupo B se enfrentaram na Spodek Arena, em Katowice, na Polônia, nesta sexta-feira (05.09), com vantagem na tabela para o Brasil e na arquibancada para a Finlândia. Pouco mais de sete mil torcedores lotaram o ginásio de branco e azul e, mesmo assim, a equipe verde e amarela assegurou a vitória por 3 sets a 0 (27/25, 25/21 e 26/24), em 1h31. Esse foi o terceiro resultado positivo da seleção brasileira no Campeonato Mundial, e, sem perder nenhum set, está classificada para a próxima fase.

Invicto na competição, o time dirigido pelo técnico Bernardinho soma, agora, 9 pontos, e volta a jogar neste sábado (06.09), às 15h25 (Horário de Brasília), contra a Coreia do Sul. A partida será no mesmo local e terá transmissão ao vivo do canal SporTV.

A seleção brasileira não pôde contar com o levantador Bruno, que sofreu um choque na mão direita no jogo da última quarta-feira (03.09) e ainda sente dores. O experiente Raphael entrou em seu lugar e comandou a vitória do Brasil.

“Muito bacana poder fazer parte desse grupo e dar a minha contribuição. A maneira não é como eu queria, já que houve a lesão do Bruno. Sou super fã dele e espero que esteja de volta o mais rápido possível. Mas estou muito feliz pelo resultado. Estamos pensando em um passo de cada vez e já vamos nos preocupar com o próximo jogo”, comentou Raphael.

O ponteiro Lucarelli foi o maior pontuador do jogo, com 19 acertos, sendo 13 de ataque e seis pontos de saque. Após a partida, o jogador comemorou o resultado.

“Foi um jogo muito duro desde o início, mas fizemos uma excelente partida. No último lance, eu estava na adrenalina e pedi a bola ao Rapha. Ele me deu e tive a felicidade de fechar o jogo”, comentou Lucarelli, que sabe que o caminho ainda é longo até o objetivo final.

“Estamos bem e isso me deixar feliz, mas foram apenas três jogos até agora. Ainda temos 10 pela frente para chegarmos ao título. A caminhada ainda é muito grande e o nosso foco é pensar a cada jogo. Hoje, o time da Finlândia teve bastante mérito no ataque e estamos cientes que precisamos melhorar em alguns aspectos”, complementou o ponteiro do Brasil.

O oposto Wallace, também destaque na vitória brasileira, ressaltou a dificuldade da partida. “Sabíamos que não seria um jogo fácil. O placar de 3 a 0 não reflete a realidade. As parciais, sim, mostram o equilíbrio e fiquei feliz por termos mantido o padrão que vínhamos jogando mesmo em uma partida mais difícil”, disse Wallace.

O técnico Bernardinho elogiou o desempenho de Raphael e lembrou a importância de contar com dois levantadores de qualidade. “O Raphael jogou uma boa partida, o Bruno fez boas partidas anteriormente, e temos dois excelentes levantadores que revezam. O importante aqui é o momento, é o time, e é fundamental que o grupo continue crescendo. A equipe tem que ganhar consistência”, concluiu Bernandinho.

O JOGO

A partida começou com equilíbrio. As equipes trocaram pontos, com pequena vantagem para a seleção brasileira (4/3). No ace de Lucarelli, a seleção colocou dois de vantagem (6/4). A Finlândia buscou o jogo e empatou: 8/8. Com ponto de saque de Wallace, o Brasil voltou a colocar dois de vantagem em 12/10. A diferença foi mantida em 16/14. Mais uma vez, o adversário reagiu e empatou (18/18). Neste momento, Bernardinho pediu tempo. O set seguiu equilibrado (21/21) e a Finlândia assumiu o comando do marcador em 23/22. No bloqueio de Sidão, o Brasil teve o set point em 26/25. No lance seguinte, também no bloqueio, desta vez de Raphael, vitória verde e amarela por 27/25.

O segundo set começou com o mesmo equilíbrio do primeiro (4/4). O Brasil colocou vantagem no primeiro tempo técnico: 8/7. Na sequência, a equipe de Bernardinho conseguiu abrir dois de vantagem em 13/11. Com potente ataque de Wallace, o brasil fez 17/15. Com ponto direto de saque, os finlandeses chegaram ao empate (18/18) e o técnico Bernardinho parou o jogo. Lucarelli conseguiu mais dois pontos seguidos de saque e o Brasil chegou a 21/19. Mais um ace de Lucarelli e a seleção fez 23/19. No final, melhor para a seleção brasileira, que fechou em 25/21.

A Finlândia não se abateu com os dois primeiros sets perdidos e fez 7/5 no começo do terceiro. A vantagem do time branco e azul aumentou em 9/6. Bernardinho pediu tempo. Na volta, o adversário pontuou mais uma vez. No bloqueio, a Finlândia fez 13/8 e, depois, 16/11. Em boa sequência de Lipe no saque, o Brasil reduziu a diferença para 18/16. O final do set seguiu bem disputado, com a seleção brasileira encostando em 21/20. Leandro Vissotto entrou para bloquear e, ao conseguir o ponto neste fundamento, o Brasil empatou em 22/22. Com Lucarelli, a equipe verde e amarela virou: 23/22. A parcial voltou a ficar igual em 24/24 e, com mais um ace de Lucarelli, o Brasil fez 25/24.No ataque do mesmo ponteiro, 26/24.

EQUIPES

BRASIL – Raphael, Wallace, Sidão, Lucão, Murilo e Lucarelli. Líberos – Mário Jr. e Felipe
Entraram – Lipe, Vissotto, Éder
Técnico: Bernardinho

FINLÂNDIA – Tervaportti, Siltala, Kunnari, Shumov, Oivanen M., oivanen O. e Ojansivu. Líbero – Kerminen
Entraram – Esko, Lehtonen
Técnico: Tuomas Sammelvuo

Fonte: Clarissa Laurence – CBV
Foto:Divulgação FIVB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...