quarta-feira, 30 de julho de 2014

TEMPORADA 2014/15: Atletas do Brasília Vôlei passam por avaliações na pré-temporada

Atletas do Brasília Vôlei passam por avaliações na pré-temporada

Não é só de treinos físicos e táticos que é feita a pré-temporada do Brasília Vôlei. As atletas do time brasiliense têm passado por várias avaliações para que, durante a temporada 14/15 da Superliga, sejam registradas poucas lesões.

Quem está à frente desse processo é Ulisses de Araújo, Doutor Ciência da Educação Física pelo Instituto Superior de Cultura Física Manoel Farjado, de Cuba, além de ser o coordenador do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE).

Segundo o ele, as atletas já fizeram testes morfofuncionais, cardiovasculares e de campo de visão, mas outros ainda serão feitos para medir glicemia ou anemias, por exemplo. Para ele, essas análises são importantes para evitar ou tratar lesões. “São testes preventivos e indicativos. Eles ajudam a descobrir se a atleta está com algum problema e já apresentam formas de tratamento ou prevenção”, falou.

Ulisses ainda explicou que já possui resultados para as avaliações aplicadas, mas que é difícil dizer como elas se saíram, pois os testes são individualizados. “Não posso explicar como as atletas se saíram, porque cada uma apresentou um resultado diferente. Mas essas análises já foram todas passadas para a comissão técnica, que avaliará o melhor a fazer”, disse.

Já Lucas Tessutti, preparador físico da equipe, concorda com a importância desses exames, mas explicou que a equipe técnica do time também possui suas as próprias avaliações: “Esses testes do Dr. Ulisses nos ajudam, mas eles só complementam os que nós mesmos fazemos. Fizemos um teste geral logo após a apresentação das atletas, aplicando uma preparação física coletiva, e agora já estamos fazendo um trabalho mais individualizado”. 

Dentre os exames feitos pela preparação física do Brasília Vôlei estão avaliações de desequilíbrio muscular, de saltos, de alcance de ataque e bloqueio, de agilidade, entre outros. Nesta semana, as atletas terão treino físico e técnico de terça a sexta pela manhã, a partir das 9h, além de treinos técnicos na terça e quinta na parte da tarde, a partir das 17h30.

Fonte/foto: Brasília Vôlei
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...