sábado, 19 de julho de 2014

LIGA MUNDIAL 2014: Brasil vence a Itália e está na final

Brasil vence a Itália e está na final da Liga Mundial
Bruninho e Birarelli, capitães de Brasil e Itália

O confronto entre os dois maiores vencedores da Liga Mundial de vôlei terminou favorável ao time que mais ganhou a competição: Brasil. Neste sábado (19.07), a equipe verde e amarela, dona de nove títulos, enfrentou a Itália, que tem oito, na semifinal, e venceu por 3 sets a 0 (25/11, 25/23 e 25/20), em 1h17, no Nelson Mandela Forum, em Florença, casa do adversário. Com o resultado, o time dirigido pelo técnico Bernardinho chega a 14ª final na competição e terá os Estados Unidos como adversário na final. A grande decisão será neste domingo (20.07), às 15h30 (Horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

Nesta Fase Final, a seleção brasileira venceu a Rússia por 3 sets a 1 e foi superada pelo Irã pelo mesmo placar. Já o time da casa conseguiu duas vitórias, sobre Estados Unidos e Austrália, ambas por 3 sets a 0.

Neste sábado, o ponteiro Lucarelli foi o maior pontuador do confronto, com 13 acertos. Os dois centrais do Brasil também tiveram grande aproveitamento. Lucão marcou 11 pontos e Sidão, 10 – cada um com quatro pontos de bloqueio. “Conseguimos sacar muito bem e reduzir a força de ataque deles. Além disso, acabou que eles não conseguiram sacar tão bem, como normalmente fazem, então acredito que esse fundamento foi muito importante e fez a diferença para o resultado do jogo”, disse Lucão.

Sidão lembrou a dedicação de todo o time para conseguir chegar a esta final. “Treinamos muito para chegar a esse momento, corremos muito atrás depois de um início ruim de Liga Mundial. Buscamos, nos concentramos e tivemos muita determinação para chegar a mais uma final”, afirmou Sidão

O bom rendimento no bloqueio foi dedicado ao trabalho em equipe. “A nossa comissão técnica estuda muito para passar todas essas informações para o grupo. Claro que é importante contar com a nossa boa leitura de jogo para o bloqueio funcionar e o saque entrando bem, ajuda bastante também. Nós estudamos bastante a equipe deles e a nossa pré-disposição ajuda muito também”, complementou Sidão.

Na quinta partida em que se enfrentam apenas nesta edição de Liga Mundial, o Brasil somou três vitórias. A Itália ganhou os dois primeiros jogos da competição, em Jaraguá do Sul (SC), e o Brasil venceu, além da semifinal, os dois últimos jogos da fase classificatória. O capitão Bruninho destacou a boa atuação do grupo brasileiro neste sábado.

“Nos enfrentamos várias vezes nesta Liga e nos conhecemos muito bem. Hoje, nosso sistema defensivo funcionou muito bem. Nosso saque entrou, foi agressivo o tempo todo, colocamos pressão sobre eles e conseguimos ler bem o que o levantador deles ia fazer. Então, tocamos muito nas bolas, bloqueamos, aproveitamos bem os contra-ataques e isso fez a diferença”, garantiu Bruninho.

Os nove títulos brasileiros foram conquistados nos anos de 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2010.

O JOGO

Lucão abriu o placar do jogo, que esteve empatado em 2/2. No ace do central, o Brasil fez 4/2. Com ponto de bloqueio de Sidão, o placar foi para 5/2. O Brasil seguiu bem e, com mais um bloqueio de Sidão, colocou cinco de vantagem em 8/3. Em boa passagem de Lucarelli pelo saque, a seleção brasileira fez 11/4. Neste momento, a Itália pediu tempo. Mas o Brasil chegou a mais um ponto e fez 12/4. Com um ritmo forte em quadra, a equipe verde e amarela esteve com tranquilidade no placar em 18/7. Os italianos mexeram no time, mas o time de Bernardinho seguiu superior (23/10). No final, com ponto de saque de Sidão, 25/11.

O segundo set começou mais equilibrado. A Itália colocou vantagem em 4/3 e depois, contando com erros do Brasil, aumentou para 9/5. Com Bruno no saque, o time verde e amarelo buscou e encostou em 9/8. Com Lucão no bloqueio, a seleção brasileira empatou (10/10) e, com Lucarelli, assumiu o comando do marcador (11/10). A partir deste momento, o Brasil dominou a parcial e abriu seis de diferença em 22/16. A Itália reagiu e, bem no bloqueio, reduziu a vantagem brasileira para 23/20. Os donos da casa seguiram embalados, mas o Brasil fechou em 25/23.

O terceiro set começou equilibrado (2/2), mas o Brasil tratou de colocar dois de vantagem logo em 4/2. A parcial voltou a ficar empatada em 7/7. Depois de bom saque de Sidão e bloqueio de Lucão, a seleção brasileira fez 11/8. Em uma diagonal curta de Wallace, o Brasil chegou a 13/10. No ace de Lucarelli, a equipe verde e amarela aumentou a diferença no placar para 18/13. Os italianos pararam o jogo e pediram tempo. Com bom aproveitamento de Lucarelli no ataque, o Brasil manteve o ritmo e fez 22/17. No final, a seleção brasileira fechou em 25/20.

EQUIPES:

BRASIL – Bruno, Wallace, Lucão, Sidão, Murilo e Lucarelli. Líbero – Mário Jr.
Entraram – Vissotto, Raphael
Técnico: Bernardinho

ITÁLIA – Travica, Zaytsev, Piano, Birarelli, Parodi e Lanza. Líbero – Rossini
Entraram – Buti, Vettori, Baranowicz, Randazzo
Técnico: Mauro Berruto

GALERIA DE FOTOS:

Fonte: CBV
Foto: FIVB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...