segunda-feira, 28 de julho de 2014

EM BOAS MÃOS: Camila Brait está preparada para assumir a vaga de titular da seleção

Camila Brait está preparada para assumir a vaga de titular da seleção
Camila Brait, uma das melhores líberos do mundo

Após cinco anos de sua primeira convocação para a seleção adulta, Camila Brait se prepara para enfim substituir sua antecessora Fabi numa grande competição que é o Grand Prix. A nova titular está tendo dificuldades em soltar a voz dentro do fundo de quadra, como fazia Fabi.

"- A Fabi sempre foi uma líder, foi uma guerreira dentro de quadra, sempre fez a diferença. Eu tenho um pouco de dificuldade para cobrar, para falar ali o tempo inteiro. Mas eu sei cobrar da minha maneira. Vou tentar fazer o que ela fazia, mas da minha maneira, que é um pouco mais tranquila. O Zé tem me cobrado muito isso de falar, de comandar o fundo de quadra, mas eu tenho melhorado bastante. Ele pede para eu gritar com as meninas, fala: “O fundo é seu!”. Se eu não falar, ele grita: “Vai, Brait! Grita!”. Esse respaldo que ele está me dando está me fazendo ficar mais solta" - disse a líbero do Osasco. 

Assim que assumiu o posto de nova líbero, Camila vem recebendo atenção especial do técnico José Roberto Guimarães durante os treinos para o Grand Prix que começa nessa sexta-feira. Ele quer que Camila comece a defender as posições que Fabi defendia, mas admite que isso se dará aos poucos. E acredita que ela encontrará sua maneira de comandar a seleção no fundo de quadra.

“- Uma coisa é você ser a segunda e outra coisa é quando você passa a ser a primeira. Hoje ela está em uma posição que era da Fabi, que ela cumpriu com uma maestria incrível. Fisicamente, no passe, na defesa, tudo bem. Mas o fato do adversário enxergar ali uma presença forte, de respeito, isso ela vai ter que conquistar junto com as companheiras. É um processo de evolução que ela vai ter que passar e, a cada dia, se fortalecer. Mas não adianta querer cobrar uma performance dela como era da Fabi. Eu tenho que dar tempo para ela amadurecer nesse novo posto. Tudo na vida é preparação. Eu acredito nisso. Você tem que estar preparado para o momento. A Camila se preparou para esse momento. Só que agora ela tem que dar esse salto, que é o fato da moral que a Fabi tinha. A Fabi era uma presença muito forte junto dessas jogadoras. E cobrava, instigava. A Camila tem a sua maneira. Mas, com a maneira dela, tem que conquistar, da mesma forma que a Fabi conquistou." - explicou o técnico. 

Brait ainda não tem em seu currículo disputas de grandes competições internacionais como titular, mas já acompanha a seleção desde 2009 e desde então vinha se preparando para esta sucessão, aprendendo de tudo com Fabi. Agora ela terá pela frente o Grand Prix 2014.

"- É sempre uma responsabilidade maior. Você se preparou todos esses anos para poder chegar nesse momento. Acho que é uma responsabilidade maior, mas acho que não pode mudar nada no meu dia a dia. Sempre me dediquei, sempre me esforcei. É continuar fazendo o meu trabalho, que a nossa hora vai chegar" – disse Camila. 

Fonte: GloboEsporte.com
Foto: Divulgação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...