quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Entrevista Exclusiva com Luizomar de Moura

Entrevista Exclusiva do WCB News com o multicampeão Luizomar de Moura 

O WCB News apresenta com muito orgulho a Entrevista Exclusiva de hoje com um dos maiores técnicos do Brasil e do mundo, o supercampeão: Luizomar de Moura. Só em 2012, ele foi campeão da Superliga 2011/12, Paulista, Jogos Abertos do Interior, Sul-Americano e Mundial de Clubes pelo Sollys/Osasco, onde ficou invicto por 9 meses e 40 jogos, e Sul-Americano com a seleção brasileira juvenil. 

O Professor Luizomar, pois é formado em Educação física e tem muito orgulho disso, teve seu primeiro contato com o Vôlei em uma escola pública em São Caetano do Sul, e enfrentou muitas dificuldades, mas com o apoio de seu irmão que convenceu seu pai ao o deixar conciliar os estudos com o vôlei. Começou dirigindo equipes de base masculinas do São Caetano, depois Mizuno Unibam, Leites Nestlé e BCN/Osasco como assistente técnico, e teve sua primeira oportunidade como treinador principal no CR Flamengo em 2000/01, onde comandando Leila, Virna e Valeskinha, foi campeão da Superliga feminina ao vencer, na decisão, o clássico contra o Vasco da Gama. Depois treinou Campos RJ, Macaé RJ, Finasa/Osasco e atualmente está no Sollys/Nestlé, onde comanda com muita maestria e competência um verdadeiro "dream team" do vôlei mundial

Antes de começar a entrevista, gostaríamos muito de agradecer toda atenção e respeito que Luizomar teve com nosso site. Desde o primeiro momento que entramos em contato com ele, sempre fomos muito bem atendidos, não se importou de ser entrevistado por um site novo, pois ele sabe o quanto temos vontade e garra para correr atrás e levar o que tem de melhor no mundo do Vôlei para nossos leitores. E isso fez com que nossa admiração e carinho e por esse excelente profissional se tornasse ainda maior pela pessoa Luizomar Moura, uma homem simples, humilde e que trata todos com mesma consideração sem olhar  qual o veículo de comunicação que o está entrevistando. Muito obrigado Luizomar e todo sucesso do mundo para você! Vamos agora conhecer mais sobre esse vencedor dentro e fora das quadras:


WCB News: Como o voleibol surgiu na sua vida e quais dificuldades que enfrentou para se tornar profissional?
Luizomar de Moura:  Meu primeiro contato com a modalidade foi em uma escola pública em São Caetano do Sul, meu professor de Ed. Física chamado carinhosamente de Mané ele era de Fernandópolis e veio dar aula na nossa escola, nos ensinou os primeiros passos desse esporte que amo tanto, as dificuldades foram muitas, dificuldades financeiras para me manter, meu pai queria que eu trabalhasse, pois achava que o esporte poderia não me dar futuro profissional, nesse momento entrou meu irmão mais velho que já trabalhava e pediu ao meu pai que deixasse eu continuar, depois conciliar meus estudos com o Voleibol condição exigida por toda família e agradeço muito a ela por essa visão, enfim desde o primeiro momento queria ser alguém no Voleibol, agradeço a minha família, a todos meus professores de Ed. Física, treinadores, supervisores enfim profissionais que de alguma maneira me aconselharam e contribuíram para minha formação.




WCB News: Quais os clubes e seleções que já trabalhou?
Luizomar de Moura:  Comecei em São Caetano dirigindo equipes de base masculinas, depois Mizuno Unibam, Leites Nestlé e BCN/Osasco como assistente técnico e tive minha primeira oportunidade como treinador principal no CR Flamengo em 2000/01 depois Campos RJ, Macaé RJ, Finasa/Osasco e atualmente Sollys/Nestlé.


WCB News: Como é trabalhar no Sollys com tantas jogadoras campeãs Olímpicas e de nível de seleção? 
Luizomar de Moura:  Um grande prazer, minha primeira oportunidade no alto rendimento foi como assistente da equipe Mizuno/Uniban dirigida pelo William, contávamos com grandes estrelas como Ana Moser, Fofão, Cilene e Filó depois fui para o Leites Néstlé e BCN com um elencos maravilhosos. Comecei minha carreira no Flamengo de Virna, Leila e Tara Cross. Conviver com grandes atletas é um desafio diário, mantê-las motivadas, extrair seu melhor e acrescentar algo em suas carreira num alto nível de competitividade com é nosso calendário, me motiva demais e pretendo me tornar um treinador cada vez melhor.


WCB News: Que conselho dá para quem está começando agora no Vôlei?
Luizomar de Moura: Perseverança, essa palavra me acompanha desde o início. Ouça e acredite nos seus professores e treinadores e sonhe, para mim meus sonhos sempre foram meu grande combustível.


WCB News: O que você gosta de fazer nos dias de folga?
Luizomar de Moura:  Ficar com minha família e curtir um pouco minha casa. Fico muito fora dela por causa da temporada na seleção, fazer um churrasco em casa com minha família e amigos não tem preço.


WCB News: Além do voleibol, quais outros assuntos lhe interessam fora do esporte?
Luizomar de Moura: Gosto de atualidades, estar por dentro do que está acontecendo no Mundo, tento estimular isso nos meus grupos de trabalho, acho importante que atletas consigam sair um pouco do mundo Voleibol e tenham contato com outras áreas.


WCB News: Quem você considera o grande talento que descobriu nas seleções juvenis? 
Luizomar de Moura:  Não acredito em descoberta e sim em contribuição, acho que temos contribuído para o crescimento do voleibol feminino no Brasil.


WCB News: Em que se inspira ou se espelhou para formar se estilo pessoal de treinador?
Luizomar de Moura: Tentei me moldar no que tive de ensinamentos na Faculdade de Educação Física, antes de treinador sou professor com muito orgulho, na minha vida tive contatos com grandes profissionais.  Acho que busquei coisas importantes que aprendi com cada um deles.


WCB News: Tem vontade de dirigir um clube fora do Brasil?
Luizomar de Moura:  No momento não, mas tenho admiração pela escola asiática, gostaria de fazer algum estágio por lá.


WCB News: Considera a Superliga o melhor campeonato do mundo? E fora o Brasil qual campeonato considera o mais forte?
Luizomar de Moura: Considero sim, e esse ano tem tudo para ser uma grande Superliga, lá fora considero Russia e Turquia com  grandes ligas.


WCB News: Como você avalia os investimentos dos patrocinadores em times brasileiros que infelizmente em alguns casos cobram dos times um imediatismo de resultados e quando isso não acontece acabam tirando o patrocínio?
Luizomar de Moura:  O sucesso do voleibol passa pelo grande campeonato interno, a Superliga, ter nossos principais atletas atuando em casa, na  minha opinião foi um diferencial nas grandes conquistas, hoje as metodologias e estruturas de treinamento nos clubes é muita parecida com as das seleções e isso facilita demais a vida do atleta, mas para isso acontecer temos que ter investimentos. Para manter estruturas boas e ter nossos atletas aqui, sem o patrocínio isso é impossível! O que esperamos, é que quem investe tenha conhecimento do esporte, que ganhar perder é inerente da disputa e quando esse conhecimento não existe vemos patrocínios passionais, e isso é ruim.


WCB News: Quais os momentos mais marcantes na carreira?
Luizomar de Moura:  Os títulos da Superliga, cada um deles foram marcantes cada um da sua maneira, os 3 campeonatos mundiais na base com a seleção também. Nosso Mundial em Doha esse ano foi especial, ver meninas que estão começando o sonho Olímpico vencer internacionalmente é também muito legal.


WCB News: Um Sonho?
Luizomar de Moura: Graças a Deus tenho muitos, como diz a musica sonhar não custa nada...


WCB News: Muito obriado pela entrevista! É uma honra e um orgulho ter conversado com alguém de tamanha importância como você na história do vôlei. Deixe um recado para a galera que acompanha sua entrevista no o WCB News:
Luizomar Moura: Obrigado pelo carinho e a oportunidade, vocês que amam o voleibol assim como eu, tem o meu respeito!

Confira também alguns títulos de Luizomar: GRANDES MOMENTOS: 
Bicampeão da Superliga 2000/01 e 2009/10
Tricampeão Mundial Seleção Brasileira 2005 2007 2009 
Pentacampeão Sulamericano Seleção Brasileira 2001 2004 2006 2008 2010
Tricampeão Sulamericano de Clubes 1998 2009 2010
Tetracampeão Paulista 1998 2006 2007 2008
Tetracampeão Carioca 2000 2001 2002 2003
Tetracampeão da Copa do Brasil 2001 2002 2003 2008
Campeão Salompas Cup 2008
Bicampeão dos Jogos Abertos do Interior 2007 2008
Melhor Técnico da Superliga 2000/2001
Melhor Técnico do Salompas Cup 2008

Entrevista concedida a Walter Caparrós Blanco / WCB News
Fotos: Sollys Vôlei, CBV e arquivo pessoal de Luizomar de Moura.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...