segunda-feira, 10 de setembro de 2012

POR ONDE ANDA? Paulão do Vôlei

Por onde anda? Paulão Jukoski
Paulão em Barcelona 1992

Paulo André Jukoski, ou melhor o Paulão, com 48 anos, o ex-meio de rede da seleção brasileira, participou das Olimpíadas de Olimpíadas de Seul, em 1988, Barcelona de 1992 e Atlanta 1996, e trouxe de Barcelona, em 1992, a primeira medalha olímpica de ouro para o Brasil e junto com o Tande, Marcelo Negrão, Giovane, Carlão, Maurício entre outros e sob o comando de José Roberto Guimarães que foram consagrados como a geração de ouro do voleibol brasileiro.


Paulão no comando do Canoas

Pai de dois filhos que amam e seguem o mesmo caminho do vôlei, Paulão foi um exemplo dentro de quadra e continua sendo fora dela. Embaixador do Esporte do Banco do Brasil ao lado de craques como Maurício, Carlão, Marcelo Negrão e Adriana Behar, o ex jogador divulga pelo país projetos que unem ações sociais e o esporte.

Título da Superliga B com o Canoas

O menino que pensava em ser fazendeiro e criar gado começou por acaso no esporte jogando Handebol, mas logo recebeu convite para compor o time de Voleibol, porém, como reserva. Segundo Paulão, um colega se machucou e ele foi chamado para ser titular, posto do qual não mais saiu.

 Time campeão olímpico em Barcelona 1992

Paulão iniciou sua carreira esportiva no Rio Grande do Sul, em 23 anos de carreira no vôlei, sendo quinze na Seleção Brasileira, Paulão participou de três Olimpíadas como atleta (Seul-88, Barcelona-92 e Atlanta - 96) e duas como convidado do Comitê Olímpico Brasileiro (Sidney 2000 e Atenas 2004). Foi Campeão Olímpico em 1992, Campeão do Top Four – Japão 92, Campeão da Liga Mundial em 1993, Campeão Sul-americano, Campeão Brasileiro; Campeão Gaúcho e Campeão Catarinense. O atleta obteve também o título de melhor bloqueador do Brasil e o segundo melhor do mundo.

Time titular de Barcelona 1992 comemorando os 20 anos do ouro olímpico

O atleta tem especialização em Esporte Educacional, sendo que nestes últimos anos escreveu, gerenciou e implantou diversos projetos com cunho educativo através do esporte: implantou o esporte como ação social na lei do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda); implantou o projeto do Ministério dos Esportes intitulado “Esporte na Escola”, resgatando a obrigatoriedade da prática da Educação Física nas escolas; reformulou e implantou mais de cem núcleos em todo o Brasil do projeto educacional “Viva Vôlei”, junto à Confederação Brasileira de Vôlei; criou e implantou, em conjunto com o iatista Lars Grael, o Conselho Nacional de Atletas (CNA), integrado por campeões de todas as modalidades e o Conselho Nacional de Esportes (CNE) composto por dirigentes esportivos de todo o Brasil.

Gustavo Endres e Paulão - Dois dos maiores centrais da história do vôlei mundial juntos no Canoas 

Atualmente é treinador do Canoas, time em que foi campeão da Superliga B, levando levou para a elite do vôlei nacional.

Para comemorar os 20 anos em que o Brasil conquistou a medalha de ouro no vôlei masculino, a primeira do país em um esporte coletivo, o site WCB News teve a honra de entrevistar essa lenda do vôlei conhecida carinhosamente como Paulão do Vôlei.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...