quarta-feira, 11 de julho de 2012

Entrevista Exclusiva com Paulão Jukoski

Entrevista Exclusiva com:

Paulão, um vitorioso dentro e fora das quadras
Com a taça de campeão da Superliga B 2012 pelo Apav/Canoas

Para comemorar os 20 anos em que o Brasil conquistou a medalha de ouro no vôlei masculino, a primeira do país em um esporte coletivo, o site WCB News teve a honra de entrevistar uma lenda do Vôlei: Paulo André Jukoski, ou melhor o Paulão, com 48 anos, o ex-meio de rede da seleção brasileira, participou das Olimpíadas de Olimpíadas de Seul, em 1988, Barcelona de 1992 e Atlanta 1996, e trouxe de Barcelona, em 1992, a primeira medalha olímpica de ouro para o Brasil e junto com o Tande, Marcelo Negrão, Giovane, Carlão, Maurício entre outros e sob o comando de José Roberto Guimarães que foram consagrados como a geração de ouro do voleibol brasileiro.

Pai de dois filhos que amam e seguem o mesmo caminho do vôlei, Paulão foi um exemplo dentro de quadra e continua sendo fora dela. Embaixador do Esporte do Banco do Brasil ao lado de craques como Maurício, Carlão, Marcelo Negrão e Adriana Behar, o ex jogador divulga pelo país projetos que unem ações sociais e o esporte.

Atualmente é treinador do Apav/Canoas, time em que foi campeão da Superliga B, levando levou para a elite do vôlei nacional.

Vamos agora acompanhar o bate papo que tivemos com Paulão:


WCB NEWS: Como o voleibol surgiu na sua vida e quais dificuldades que enfrentou para se tornar profissional?

Paulão: Eu era pivô de handbol e faltou atletas de Vôlei... Só tinha 6 e faltou reservas! Fui como sétimo... Machucou um e só tinha eu... Começou tudo... E por morar em Gravataí, que fica 30 km distância, ficava muito caro ... Ainda mais vindo de família sem muito Dindin... Graças ao professor de educação física que me dava a grana para a passagem e lanche...consegui continuar.

WCB NEWS: O que você gosta de fazer nos dias de folga? 
Paulão: Sou muito de ficar em casa... com a família, e adoro cozinhar! E sou criador de pássaros ... Sem falar nos cavalos!

Campeão Olímpico 1992 

WCB NEWS: Além do voleibol, quais outros assuntos lhe interessam fora do esporte?
Paulão: Criação de ovelhas... é show!  E acompanhar os dois filhos (jogam vôlei) nos seus campeonatos! 

WCB NEWS: Quais os cuidados que você procura ter com sua saúde?
Paulão: Corro, faço musculação e cuido a alimentação. 

Com a geração de ouro de 1992 em Barcelona, durante a execução do Hino Nacional


WCB NEWS: Você tem como característica marcante a simpatia. Já passou alguma situação engraçada ou constrangedora com os fãs por causa disso? 
Paulão: Sim! Por ser simpático e sorridente algumas fãs acharam que eu estava dando bola pra elas e diziam apaixonadas por mim... Mas tranquilo, sempre tirei de letra as dificuldades constrangedoras.

WCB News: Sente saudades do tempo de jogador? 
Paulão: Muita! Ainda sonho que fui convocado! Brincadeira né! Mas é verdade... a cabeça quer, mas o corpo sente um pouco! Mas se treinar eu volto! (risadas)

Em ação pela seleção brasileira sendo observado pelo levantador Maurício

WCB News: Como tem sido a experiência como técnico?
Paulão: Maravilhosa! Demorei um pouco para voltar e por pressão de casa em voltar para quadra! Foi muito emocionante sentir novamente o calor, o barulho da bola, a vibração, o frio na barriga, foi muito show!!!!

WCB News: Qual o melhor jogo da sua carreira? 
Paulão: Sem dúvida dois marcaram minha carreira! O jogo na olimpíada de Seul 88: Brasil X URSS estava dois a zero para eles e o Bebeto de Freitas, que era o Técnico, mudou a metade da equipe e viramos o jogo! Fiz 15 pontos de block! E o Russo me chamou de Blockman... Não dormi de alegria e a nossa grande final de Barcelona por Brasil 3X0 Holanda! Muita alegria e orgulho ouvir o hino nacional no pódio Olímpico. 

Com Giovane pela seleção brasileira

WCB News: O que mudou na sua cabeça depois do ouro olímpico? 
Paulão: Tudo! Comecei a entender o significado do ouro Olimpico e como exemplo de atleta! No começo pesou, mas aprendi a importância em ser um campeão Olímpico e seus valores de vida (muito importante...)

WCB News: Que conselhos você dá para um jovem que pensa em começar no Vôlei? 
Paulão: Persistência e determinação são fundamentais! Pois o vôlei é um esporte muito coletivo e meu companheiro sempre é muito importante... Não tenham vaidade de querer ser melhor que o companheiro e sim fazer o seu melhor para a equipe...

Pela seleção ao lado do amigo Carlos Schwanke

WCB NEWS: Tem acompanhado o atual momento da seleção masculina? Cono você analisa?
Paulão: Sempre! Acordo de madrugada e assisto masculino e feminino! O vôlei internacional cresceu muito nos observando.. O Brasil continua melhor,  mas os atletas precisam descansar, o nível está muito competitivo, mas iremos muito bem nas olimpíadas 

WCB NEWS: Qual a expectativa da participação da seleção em Londres 2012? Quem você considera os países favoritos? 
Paulão: Brasil sempre será favorito! No masculino está muito parelho e no feminino USA e Itália cresceram muito...


WCB: Após Londres 2012, o Brasil deve passar por uma renovação na seleção masculina, pois muitos das titulares estarão acima dos 32 anos para Brasil 2016, o que acha dos novos talentos que estão surgindo para ocupar essas vagas na seleção?
Paulão: Muito bons, teremos um safra muito boa chegando.

WCB News: Como você avalia os investimentos dos patrocinadores em times brasileiros que infelizmente em alguns casos cobram dos times um imediatismo de resultados e quando isso não acontece acabam tirando o patrocínio? 
Paulão: É cultural, primeiro querem saber se ganharam e depois porque perdeu! Continuidade esta faltando, mas é cultural

Com a inesquecível seleção de 1992

WCB News: Considera a Superliga o melhor campeonato entre clubes do mundo? 
Paulão: Sem dúvida e fico feliz de fazer parte como técnico agora.

WCB NEWS: Um Sonho?
Paulão: o sonho não se apaga! Seleção Brasileira.

vinte anos depois o reencontro do time titular de 1992

WCB NEWS: Muito obriado pela entrevista! É uma honra e um orgulho ter conversado com alguém de tamanha importância como você na história do vôlei. Deixe um recado para a galera que acompanha sua entrevista no o WCB NEWS!
Paulão: Muito obrigado pela oportunidade! Abraço e sucesso.

WCB News: Paulão, boa sorte em sua nova carreira, com certeza vai ser tão vitoriosa como foi nas quadras, você é um exemplo a ser seguido por todos! Aqui em nosso site terá sempre notícias sobre você e os times que irá treinar! 

Entrevista concedida a: Walter Caparrós Blanco/WCB News
Fotos: Arquivo pessoal do Paulão
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...