quarta-feira, 11 de abril de 2012

Por Onde Anda? Ana Moser

Ana Moser



Considerada um dos grandes símbolos do voleibol feminino do Brasil, Ana Beatriz Moser leva na bagagem uma série de momentos históricos. Nascida em Blumenau, a ex-jogadora começou a praticar vôlei aos sete anos de idade. Aos 16, foi convocada para atuar na seleção infanto-juvenil, em São Paulo. Em 1987, passou a atuar na seleção feminina adulta. Vestindo a camisa número 2, atuou como titular nas Olimpíadas de Seul (1988) e de Barcelona (1992).

Em clubes, passou pelo Transbrasil, Sadia E.C., Colgate/São Caetano, Leite Moça, Mizuno/Uniban, Dayvit, Universidade Guarulhos e BCN/Osasco.

Pela seleção brasileira, conquistou títulos importantes como o Grand Prix, em 94 e 96, e a medalha de bronze em Atlanta (1996). Conhecida por sua dedicação e temperamento forte, Ana enfrentou, ao longo da carreira, uma série de problemas físicos. Em 95, sofreu uma grave contusão no joelho. Contra o que os médicos esperavam, a ex-atleta se recuperou a tempo de participar das Olimpíadas de Atlanta, onde ajudou sua equipe na conquista do bronze. A medalha foi a primeira da história do vôlei feminino no Brasil.



Em 1999, Ana anunciou oficialmente sua saída das quadras. A despedida foi marcada por um jogo disputado entre as “equipes” Amigas da Ana Moser e Seleção Superliga. Em 2003, Ana passou a auxiliar o técnico José Roberto Guimarães na Copa do Mundo. Com um ótimo desempenho, a ex-jogadora ajudou a seleção a garantir a segunda colocação no campeonato. Além disso, também escreveu o livro “Ana Moser: pelas minhas mãos”, onde conta a trajetória de vida nos seus 15 anos de voleibol profissional.

Em 2009, Ana foi eternizada ao entrar para o seleto Hall da Fama do Vôlei. Atualmente, ela é comentarista de jogos do canal de TV a cabo ESPN Brasil e na TV Bandeirantes e presidente do Instituto Esporte & Educação. A entidade atende a crianças e adolescentes em atividades esportivas e sócio-educativas e promove a formação de professores e estagiários e desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional.

Fonte: Vôlei Brasil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...